
Projetos ENSINO MÉDIO
O projeto "O Brasil da música" foi grande destaque no Jornal Odete News, a música do Brasil, da 2ª série do Ensino Médio.
Mostramos que o ritmo e a harmonia sempre terão influência no ser humano. Ela fornece uma maneira de imagem e criação, contribuindo para a auto-expressão e criatividade.
EVENTOS Esportivos
EVENTOS Esportivos
EVENTOS Esportivos
EVENTOS Esportivos
ENSINO MÉDIO
[email protected] :: Tel.99668-3120
Educação Infantil
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Período do pensamento simbólico: a inteligência se desenvolve através do jogo do faz-de-conta, a fantasia desenvolve no aluno a capacidade de representar e é a partir daí que inicia-se a construção da linguagem.
As atividades desenvolvem o grafismo, o pensamento lógico-matemático e o pensamento linguístico. Para isso utilizamos jogos e materiais específicos, o computador e os desafios encontrados no próprio ambiente escolar.

PRINCÍPIO TEÓRICO
A LEITURA E A ESCRITA
A ação educacional do Colégio Odete São Paio se baseia nas sugestões teórico-práticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, descritas na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96.
São objetos de estudos as teorias que abordam:
- Desenvolvimento cognitivo, segundo crenças construtivistas e interacionistas;
- Neurociências;
- Construção social do conhecimento;
- Construção da autonomia moral e intelectual;
- Cultura do pensamento na escola;
- Construção de valores.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O processo de aquisição da leitura e da escrita inicia-se nesse período com tentativas feitas pelas próprias crianças.
Compreender o código escrito é parte fundamental das atividades da Educação Infantil e começa muito antes das classes de alfabetização propriamente ditas.
Ler não é decifrar. Escrever não é copiar. É muito mais. É interpretar a linguagem escrita e expressar ideias com clareza de pensamento. Sendo assim, o processo de Letramento, que é entendido como a imersão no mundo da cultura escrita, inicia-se desde o maternal.
A AVALIAÇÃO
Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos.
Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa.
O Colégio Odete São Paio propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada.
A avaliação da aprendizagem na Educação Infantil tem por finalidade acompanhar o processo de construção do conhecimento de cada criança, tomando como base uma abordagem geral de aprendizagem.
Este acompanhamento é registrado no Relatório de Desenvolvimento do Aluno, semestralmente, preenchido pelas professoras e entregue ao responsável na Reunião de Pais.