Educação Infantil

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Período do pensamento simbólico: a inteligência se desenvolve através do jogo do faz-de-conta, a fantasia desenvolve no aluno a capacidade de representar e é a partir daí que inicia-se a construção da linguagem.

 

As atividades desenvolvem o grafismo, o pensamento lógico-matemático e o pensamento linguístico. Para isso utilizamos jogos e materiais específicos, o computador e os desafios encontrados no próprio ambiente escolar.

PRINCÍPIO TEÓRICO
A LEITURA E A ESCRITA

A ação educacional do Colégio Odete São Paio se baseia nas sugestões teórico-práticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, descritas na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96.

São objetos de estudos as teorias que abordam:

- Desenvolvimento cognitivo, segundo crenças construtivistas e interacionistas;

- Neurociências;

- Construção social do conhecimento;

- Construção da autonomia moral e intelectual;

- Cultura do pensamento na escola;

- Construção de valores.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O processo de aquisição da leitura e da escrita inicia-se nesse período com tentativas feitas pelas próprias crianças.

 

Compreender o código escrito é parte fundamental das atividades da Educação Infantil e começa muito antes das classes de alfabetização propriamente ditas.

 

Ler não é decifrar. Escrever não é copiar. É muito mais. É interpretar a linguagem escrita e expressar ideias com clareza de pensamento.  Sendo assim, o processo de Letramento, que é entendido como a imersão no mundo da cultura escrita, inicia-se desde o maternal.

A AVALIAÇÃO

Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos.

 

Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.

 

Pedagogia de Projetos – temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa.

 

O Colégio Odete São Paio propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada.

A avaliação da aprendizagem na Educação Infantil tem por finalidade acompanhar o processo de construção do conhecimento de cada criança, tomando como base uma abordagem geral de aprendizagem.

 

Este acompanhamento é registrado no Relatório de Desenvolvimento do Aluno, semestralmente, preenchido pelas professoras e entregue ao responsável na Reunião de Pais.

Contato

 

contato@odetesaopaio.com.br

Tels: 2603-2527 :: 2601-9720

Endereço

 

Rua Dirceu Valente, 54
Colubande - SG - CEP. 24.451-540

facebook.png
Instagran2.png