ENSINO MÉDIO

DICAS & TEMAS
Aqui trazemos novas dicas de como se organizar e evoluir nos estudos e na preparação para as provas do Enem. Este é o universo de interesse dos alunos do Ensino Médio.
 
PROCURE SE MANTER INFORMADO E ACOMPANHAR DICAS DE ESTUDOS

As inscrições, informações e resultados acontecem pelo site: enem.inep.gov.br 

 

* Para a inscrição será necessário informar o número de CPF.

 Clique aqui e veja um passo a passo.

 

 

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS REGRAS DO ENEM.
Dicas de como se planejar para estudar para o ENEM

Cronograma de estudos garante melhor aproveitamento do tempo dos alunos


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame que exige muito conhecimento dos estudantes. Com um total de 180 questões e mais uma redação, é difícil imaginar temas que não serão abordados nas provas. Por isso, para realizar os estudos de maneira eficaz e que renda resultados satisfatórios, é essencial uma rotina bem organizada e um bom planejamento de estudos.
Para tanto, a ajuda de um profissional é fundamental na hora de montar um cronograma de estudos, como orienta o diretor de ensino do Sistema Ari de Sá (SAS), professor Ademar Celedônio. “Vale a pena sim seguir um cronograma. Mas é preciso procurar a ajuda de um psicólogo com atuação escolar ou psicopedagogo que entenda do assunto, ou até um professor que possa dar orientação sobre seus pontos fortes e fracos em relação aos estudos, tendências de curso que deseja seguir, notas anteriores e alguns outros fatores. Não é só montar e seguir uma tabela com matérias e horários”, comenta Celedônio.
No período das aulas, é importante prestar atenção nos conteúdos passados e explicados, e sempre tirar as dúvidas. Já no restante do dia, o aluno deve separar um horário para estudar as temáticas dadas em aula – aproveitando a memória “fresca” e certificando-se de que não haja dúvidas sobre os temas – e, em seguida, cumprir o cronograma proposto e resolver exercícios para fixar os conteúdos.
“É bom lembrar que o ENEM é uma prova contextualizada. Por isso, é preciso que os alunos tenham muita atenção para não estudar apenas as matérias que tem mais facilidade, isso é uma armadilha. É necessário compreender o que tem maior dificuldade, estudar esses temas por mais horas e garantir a compreensão”, afirma o diretor de ensino do SAS.
Parte importante no cronograma de estudos também são os intervalos e períodos de lazer, muitas vezes esquecidos ou renegados pelos estudantes, que podem chegar a estudar por períodos longos a fim de “ganhar tempo” e ficar a frente dos concorrentes, comenta Ademar Celedônio. “Não é recomendado estudar sem parar, o ideal é ter intervalos. Levante, tire 10 minutos. Isso vai ajudar a voltar a se concentrar. Mas é preciso ter disciplina para não se distrair com TV e, principalmente, com o smartphone, aconselha-se desligar. Atividades físicas e vida social também são importantes, não podem ser esquecidas”. 
Sobre conteúdos a serem estudados, o diretor de ensino do SAS é categórico ao dizer que é preciso estar em dia com os temas da atualidade, não somente dos livros. “É importante o aluno saber o que o que os principais exames estão cobrando, estar muito bem informado sobre o que está acontecendo no mundo também é fundamental”.
Como em muitas disputas, na maioria das vezes se dá melhor quem conhece bem os adversários. Por isso, participar de simulados do ENEM e fazer redações regularmente são atitudes que vão agregar conhecimento e mostrar se realmente os estudos estão indo no caminho certo ou o cronograma precisa de uma redefinição.

INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS: O SEGREDO