ENSINO MÉDIO

DICAS & TEMAS
Aqui trazemos novas dicas de como se organizar e evoluir nos estudos e na preparação para as provas do Enem. Este é o universo de interesse dos alunos do Ensino Médio.
 
PROCURE SE MANTER INFORMADO E ACOMPANHAR DICAS DE ESTUDOS

 Com taxa de inscrição mais cara, o Ministério da Educação (MEC) anunciou as novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no final de outubro. As inscrições acontecem de 07 a 18 de maio pelo site enem.inep.gov.br,  Taxa de inscrição custa R$ 82 e pode ser paga até 23 de maio. As provas serão aplicadas em dois domingos seguidos, dias 4 e 11 de novembro. 

 

* Para a inscrição será necessário informar o número de CPF.

 Clique aqui e veja um passo a passo.

 

Quando serão as provas? 

 

As provas acontecem nos dias dias 4 e 11 de novembro. . Os portões serão 

abertos ao 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas só devem começar 13h30.

 

Quanto tempo cada prova vai durar? 

A distribuição das provas não mudou: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; já no segundo domingo, dia 11, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração.

 

Redação

 

De acordo com o Inep, a nota da redação, entre zero e mil pontos, respeitará os critérios dispostos no portal do instituto e na Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que será publicada posteriormente com detalhamento das cinco competências avaliadas. 

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS REGRAS DO ENEM 2018.
Dicas de como se planejar para estudar para o ENEM

Cronograma de estudos garante melhor aproveitamento do tempo dos alunos


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame que exige muito conhecimento dos estudantes. Com um total de 180 questões e mais uma redação, é difícil imaginar temas que não serão abordados nas provas. Por isso, para realizar os estudos de maneira eficaz e que renda resultados satisfatórios, é essencial uma rotina bem organizada e um bom planejamento de estudos.
Para tanto, a ajuda de um profissional é fundamental na hora de montar um cronograma de estudos, como orienta o diretor de ensino do Sistema Ari de Sá (SAS), professor Ademar Celedônio. “Vale a pena sim seguir um cronograma. Mas é preciso procurar a ajuda de um psicólogo com atuação escolar ou psicopedagogo que entenda do assunto, ou até um professor que possa dar orientação sobre seus pontos fortes e fracos em relação aos estudos, tendências de curso que deseja seguir, notas anteriores e alguns outros fatores. Não é só montar e seguir uma tabela com matérias e horários”, comenta Celedônio.
No período das aulas, é importante prestar atenção nos conteúdos passados e explicados, e sempre tirar as dúvidas. Já no restante do dia, o aluno deve separar um horário para estudar as temáticas dadas em aula – aproveitando a memória “fresca” e certificando-se de que não haja dúvidas sobre os temas – e, em seguida, cumprir o cronograma proposto e resolver exercícios para fixar os conteúdos.
“É bom lembrar que o ENEM é uma prova contextualizada. Por isso, é preciso que os alunos tenham muita atenção para não estudar apenas as matérias que tem mais facilidade, isso é uma armadilha. É necessário compreender o que tem maior dificuldade, estudar esses temas por mais horas e garantir a compreensão”, afirma o diretor de ensino do SAS.
Parte importante no cronograma de estudos também são os intervalos e períodos de lazer, muitas vezes esquecidos ou renegados pelos estudantes, que podem chegar a estudar por períodos longos a fim de “ganhar tempo” e ficar a frente dos concorrentes, comenta Ademar Celedônio. “Não é recomendado estudar sem parar, o ideal é ter intervalos. Levante, tire 10 minutos. Isso vai ajudar a voltar a se concentrar. Mas é preciso ter disciplina para não se distrair com TV e, principalmente, com o smartphone, aconselha-se desligar. Atividades físicas e vida social também são importantes, não podem ser esquecidas”. 
Sobre conteúdos a serem estudados, o diretor de ensino do SAS é categórico ao dizer que é preciso estar em dia com os temas da atualidade, não somente dos livros. “É importante o aluno saber o que o que os principais exames estão cobrando, estar muito bem informado sobre o que está acontecendo no mundo também é fundamental”.
Como em muitas disputas, na maioria das vezes se dá melhor quem conhece bem os adversários. Por isso, participar de simulados do ENEM e fazer redações regularmente são atitudes que vão agregar conhecimento e mostrar se realmente os estudos estão indo no caminho certo ou o cronograma precisa de uma redefinição.

INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS: O SEGREDO
Contato

 

[email protected]

Tels: 2603-2527 :: 2601-9720

Endereço

 

Rua Dirceu Valente, 54
Colubande - SG - CEP. 24.451-540

facebook.png
Instagran2.png