Missão Valores

 

:: Capacitar os nossos alunos para uma vida em sociedade, transformando-os em cidadãos responsáveis e que acima de tudo sejam seres pensantes e intelectuais;

 

:: Enfatizar os princípios éticos, políticos e estéticos que norteiam a Educação Nacional;

 

:: Alavancar a autoestima dos nossos alunos tornando-os mais capazes e sensíveis no processo de aprendizagem. E como conseqüência estarão aptos a tomar decisões coerentes;

 

:: Promover o ensino dinâmico e de qualidade, objetivando a autonomia intelectual do aluno tornando-o apto a fazer uma leitura do mundo que o cerca atuando sobre ele de forma consciente.

Missão

Desenvolver habilidades e competências para construção da vida no trabalho e vida cidadã

Temos por MISSÃO perseguir os seguintes VALORES.

Saber, Ética, Trabalho, Respeito e Progresso.

Valores
Visão

"Sem limite para crescer"

Compromisso com uma educação de qualidade com a excelência de sempre, disponibilizando condições de crescimento integral harmônico, obedecendo os pilares:
intelectual, cognitivo, social e cultural.

CRIAR "PONTES" PARA O MUNDO...

Portanto a MISSÃO do Colégio Odete São Paio, é oferecer educação com qualidade por meio de uma equipe de professores e coordenadores competentes e orientados a trabalhar pelo mesmo objetivo: tornar o seu filho um verdadeiro cidadão de sucesso, até porque a educação do seu filho começa AQUI e AGORA!

Visão da Direção
Filosofia

Dedicar todo o tempo para ensinar e alfabetizar crianças não é simplesmente adquirir um diploma, é preciso ter dom, humildade, paciência e sabedoria. Eis que em 1910, em Niterói, nasce uma menina que cresceu, estudou, formou-se em 1931 na antiga Escola Normal – hoje conhecida como Liceu Nilo Peçanha-, e daí por diante dedicou toda a sua vida para ensinar. E assim, ensinando, cuidando e zelando pela educação brasileira, Odete São Paio transformou a educação do Estado do Rio de Janeiro, principalmente na cidade de São Gonçalo, onde há 34 anos funciona um colégio que recebe o seu nome.

 

Na década de 30, Odete São Paio fundou o Grupo Escolar Aldeia Velha, em Angra dos Reis e reestruturou a escola Lopes Trovão. Na mesma época ela foi requisitada pelo então secretário de Estado da Educação para fiscalizar as escolas de Parati, Mombucaba e outras da região. Anos depois mudou-se para São Gonçalo onde passou a dirigir a antiga escola VIII, mais tarde transformada em Grupo Escolar Barão de São Gonçalo, atualmente recebe o nome de Escola Estadual Tarcísio Bueno. Com 30 anos de serviço voltado à educação, em 1964 ela decidiu se aposentar. Em 1967 ela faleceu deixando quatro filhos, todos ligados à Área Educacional.

Fundado pelos atuais diretores Oton e Elisabeth São Paio, o colégio iniciou suas atividades educacionais em 1980 com cursos de Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental. As demais séries foram implantadas gradativamente, dando prosseguimento até o Ensino Médio. Hoje o Colégio Odete São Paio se destaca não apenas com o seu modo aprimorado e único de ensinar fazendo com que seus alunos sejam aprovados nas melhores universidades do país, mas também por utilizar o esporte como ferramenta educacional. Aqui, não existe LIMITE para o nosso aluno CRESCER!

 

 

Como foi fundado o Colégio?

Nós temos como base filosófica o desenvolvimento dos princípios da igualdade, fraternidade, liberdade, solidariedade, autonomia, cidadania, reconhecimento das idéias e do respeito à ordem.

 

Aqui nós realizamos um trabalho apoiado na proposta de abordagem sócio interacionista de produção do conhecimento, onde os conteúdos são meios para fazer com que o nosso aluno desenvolva habilidades que, harmonicamente conduzidas, tornar-se-ão competências necessárias para uma vida de qualidade com cidadania.

Quem foi Odete São Paio

 “Para termos uma relação saudável e duradoura entre família e escola, é preciso que, além de bons professores e de uma boa estrutura física, a escola construa um planejamento capaz de estimular o desenvolvimento do alunado e ter o foco nas necessidades educacionais em toda a sua plenitude”, disse o diretor e fundador, Oton São Paio.
 

Pensando nisso, o Colégio Odete São Paio que tem a VISÃO de se tornar a melhor instituição de ensino do município de São Gonçalo, vem objetivando com autonomia e senso de justiça:

 

- O princípio da identidade pessoal e coletiva de alunos, professores e demais funcionários, como definidor de formas de consciência democrática;

- O diálogo como fundamento do ato de educar;

- A formação de cidadãos plenos e felizes para vida em sociedade dentro de uma formação ética e política sempre respeitando o princípio da autonomia intelectual e competência para o trabalho.

- Alavancar a autoestima dos nossos alunos tornando-os mais capazes e sensíveis no processo de aprendizagem. E como conseqüência estarão aptos a tomar decisões coerentes;

- Promover o ensino dinâmico e de qualidade, objetivando a autonomia intelectual do aluno tornando-o apto a fazer uma leitura do mundo que o cerca atuando sobre ele de forma consciente.

 

“Temos o compromisso de oferecer uma formação acadêmica sólida de excelência e consistente, promovida em ambiente saudável e harmonioso, além de ser edificada com valores éticos”, relata a diretora Elisabeth São Paio.

O Colégio se orgulha de ter como sua pedra filosófica o lema: “A alma da educação é a educação da alma”.

Nossas Unidades 

Unidade
Colubande

Unidade
Jardim Catarina

Ginásio Esportivo

Heitor Ferreira

  • Colégio Odete São Paio
     

  • Rua João do Amaral

Contato

 

contato@odetesaopaio.com.br

Tels: 2603-2527 :: 2601-9720

Endereço

 

Rua Dirceu Valente, 54
Colubande - SG - CEP. 24.451-540

facebook.png
Instagran2.png